“Saibam que infinitas coisas eu descobri, mas ensino o que é importante: A existência do sofrimento humano, suas causas e o modo de superá-lo.”

Sidharta Gautama
O Buda





O Templo Enkoji, ou “Templo do Círculo Luminoso”, começou a ser construído na década de oitenta na área rural de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, e foi inaugurado em 2001.

É um templo da tradição Zen, voltado à difusão de ensinamentos e práticas budistas. Seu fundador e primeiro abade foi o Rev. Tensho Ohata, nascido em 1918 no Japão.

Seguindo a orientação de seu fundador, o Templo também recebe e dialoga com todas as escolas budistas, em um crescente movimento em prol dos ensinamentos e práticas iniciadas pelo Buda e transmitidas por 2.600 anos até nossos dias.

São realizadas várias cerimônias e celebrações budistas, bem como a meditação Zazen orientada por monges, além de cursos e períodos de retiro, guarda de Ihai familiares e outras atividades ligadas ao Budismo.

Encontra-se ao lado do denominado “Vale dos Templos”, belo parque onde há uma réplica em escala natural do Kinkaku-ji, literalmente "Templo Dourado" (cujo original encontra-se na cidade de Kioto no Japão), que foi inaugurado em 1976 para abrigar cinzas de entes queridos.

Deste modo, embora fisicamente próximos, e atuando em conjunto e sinergia desde sua fundação, o Templo Enkoji é uma instituição distinta e autônoma em relação ao Kinkaku-ji e o Vale dos Templos, sendo este uma instituição privada voltada à guarda de cinzas em nichos, com horários, funcionários e orientações de funcionamento próprios.

O menu desta página encaminha para as explicações de alguns dos conceitos centrais do Budismo de forma resumida, além de fornecer mais informações sobre o Templo Enkoji.