“Saibam que infinitas coisas eu descobri, mas ensino o que é importante: A existência do sofrimento humano, suas causas e o modo de superá-lo.”

Sidharta Gautama
O Buda





O Budismo baseia-se em uma experiência de superação do estado cotidiano de percepção e entendimento da realidade. Experiência essa originalmente vivenciada pelo Buda e que, graças às suas grandes habilidades de ensino e orientação, conseguiu fazer com que várias outras pessoas também pudessem vivenciar essa mesma condição de liberdade e ausência de temores.

Assim, o Buda dizia que ele apenas apontava o caminho. As pessoas deveriam então treinar e seguir em frente, recebendo os frutos da experiência pessoal desse treinamento, sem distinguir o “eu” como algo sumamente importante, nem a realidade percebida como contrária ao “eu”.

Ao invés de tentar alterar a realidade ao nosso gosto, por nos parecer hostil e injusta, o Buda ensinou que primeiro devemos modificar a nós mesmos para então, com a visão livre de dualidade e medos, podermos atuar de forma mais efetiva e profunda na sociedade e no ambiente.

Mantendo esse espírito de treinamento para o benefício de todos os seres, o Templo Enkoji foi fundado e dirigido pelo Abade Tensho Ohata, para manter e divulgar os Ensinamentos Budistas como práticas vivas e transformadoras.

O menu desta página encaminha para as explicações de alguns dos conceitos centrais do Budismo de forma resumida, além de fornecer mais informações sobre o Templo Enkoji.